segunda-feira, 16 de março de 2009

Atividades 2 e 3 - Aula 2






UAB – UFES
CURSO DE ARTES VISUAIS – LICENCIATURA
Aluna: Eliane Maciel Moraes
Matrícula: 2008213360

Atividade 2 – Aula 2
Relatório sobre o processo: a seleção, a motivação, as dificuldades etc. do desenho livre.



Há muito tempo eu não desenhava. Senti-me o próprio piloto do livro “O Pequeno Príncipe” que havia encerrado sua carreira de desenhista na infância e, de repente, teve que atender ao pedido do menino para desenhar uma ovelha. Na minha infância não fazia desenhos de jibóias engolindo elefantes, mas, não desenvolvi essa minha habilidade de desenhista como poderia e, os primeiros esboços dessa atividade ficaram bem longe do desejável.
Observei bastante os desenhos que a minha filha faz, realmente não há preocupação com o certo e o errado. São desenhos verdadeiramente livres. Não senti essa mesma liberdade em mim. Queria fazer um desenho bonito, bem feito, com traços perfeitos e, obviamente, não consegui.
Lembrei-me da minha adolescência e fiz um desenho da minha mão. Sempre gostei de desenhar minha mão e das unhas brotava de tudo. Mas, desta vez apenas a luz saía da mão toda. Acontece que o desenho foi feito no papel errado.
Quando finalmente acertei o papel, desejei desenhar algo que tivesse um significado especial. Selecionei uma foto de um presente que recebi no meu 26º aniversário: um arranjo floral. Jamais havia tomado por modelo em um desenho uma foto. A princípio pensei que seria mais fácil. A jarra ficou torta. Não consegui acertar o desenho das folhas. As flores ficaram realmente esquisitas. Ao final, comparando modelo e minha produção artística, posso afirmar que fiz uma releitura. O mais interessante foi o sentimento que aquele desenho me despertou: nostalgia, uma saudade imensa das pessoas com quem convivia naquele período. Algo como tristeza e alegria juntos no mesmo sentimento: alegria por ter compartilhado aquele período com pessoas tão especiais e uma tristeza por não ter mais a possibilidade de conviver com elas. Um desenho simples, mas que fala muito fundo ao meu coração.
Uma experiência nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário